Os Desafios na Transição para o E-commerce: Lições Aprendidas por uma Marca Cosmética Profissional
A transição da venda direta presencial, e porta a porta, para o ambiente digital é um passo significativo que muitas empresas estão tomando, buscando atingir um público mais amplo e se adaptar às tendências do mercado. No entanto, a experiência de uma empresa cosmética profissional revela que o sucesso em vendas presenciais nos salões de beleza, nem sempre se traduz diretamente em resultados satisfatórios no e-commerce.
A narrativa comum, de proteger a classe cabeleireira é a principal razão para evitar a presença no marketplace disponível para todos – inclusive pessoas que não são profissionais, o que mascara uma realidade mais complexa: muitas marcas não estão preparadas para enfrentar os desafios das vendas online e isso é um desafio a ser superado pois influenciará diretamente na sustentabilidade do seu modelo de negócios.
A empresa em questão, que inicialmente prosperou nas vendas presenciais em salões de beleza através dos seus distribuidores credenciados, enfrentou dificuldades significativas ao adentrar no universo digital, a ponto de quase abandonar o projeto de e-commerce.