Analisando o Problema:
Taxa de Conversão Insatisfatória:
A baixa taxa de resposta indicava um descompasso entre a geração de leads e o início da etapa da abordagem. Era crucial entender por que os leads não estavam respondendo de maneira mais expressiva.
Possível Barreira na Comunicação:
O uso do WhatsApp como único canal de comunicação poderia estar apresentando obstáculos à interação efetiva. Poderia haver barreiras percebidas na comunicação como textos padrões demasiadamente extensos, levando os leads a hesitar em responder.
Possível falha na Estratégia de Abordagem:
A abordagem nas mensagens poderia não estar alinhada com as expectativas dos leads ou não oferecer benefícios claros para a resposta. Uma análise na estratégia de abordagem era necessária.
Possível necessidade de ajustes na Segmentação do Público Alvo:
Uma revisão na segmentação de anúncios e na definição do público-alvo pode ser necessária para garantir que a mensagem atinja os prospects mais propensos a engajamento e conversão.
Necessidade de avaliação da mensagem transmitida nas campanhas:
Há recursos de chamadas (ou copy) que podem induzir as pessoas ao clique, mesmo não tendo o interesse real pelo modelo de negócios oferecido, o que gera uma desconexão entre as expectativas criadas pela copy e a proposta oferecida.
Impacto na Qualidade dos Leads:
A eficácia das campanhas deve ser medida não apenas na quantidade de leads, mas na qualidade dos leads gerados. A avaliação inicial sugere que a qualidade pode estar sendo comprometida por algum fator que deverá ser minuciosamente estudada.
Soluções apresentadas e implantadas com regime de urgência:
1) A Campanha de Prospecção de Distribuidores de Cosméticos foi dividida e personalizada para 3 Públicos Alvos distintos, com perfis etários e sócio – econômicos mais assertivos.
a) Público Alvo 1 – Vendedores e representantes comerciais de cosméticos profissionais
b) Público Alvo 2 – Distribuidores de cosméticos profissionais em atividade
c) Público Alvo 3 – Empreendedores com interesse em ingressar no segmento.
Instalamos Pixel de Conversão, Meta Ads e Google Ads, na Landing Page, para o foco no Remarketing das campanhas e distribuição de Conteúdos de Valor para gerar conexões com os Leads.
2) Foi feito um treinamento de abordagem , e um novo pitch para o Funil de Vendas, de acordo com o perfil do Lead
3) Foi eliminado o chatbot com extensas mensagens automáticas e o atendimento foi humanizado para entender suas necessidades, recursos financeiros, o potencial de crescimento das respectivas regiões e também, as qualidades empreendedoras de cada Lead.
4) Desenvolvimento de Uma nova apresentação institucional da empresa, focando o Modelo de Negócios oferecido.
5) Criação semanal de conteúdos business do segmento, para criar uma conexão com os Leads.
6) Implantação de um CRM para o Gerente Comercial acompanhar a Jornada do Cliente.
7) Contratação de uma plataforma de Whatsapp para centralizar os atendimentos e monitorar a performance de cada consultor de negócios.
8) Criação de um Departamento de Customer Success
9) Criamos uma sinergia maior entre o Departamento de Marketing com o Departamento Comercial.
10) Implantamos POPs – Procedimento Operacional Padrão para Prospecções.
Após a implantação emergencial da otimização dos processos, e treinamentos, partimos para a segunda fase da Consultoria implantando Indicadores Chaves de Performance.
Após 30 dias da implantação da Fase 1, a taxa de resposta aumentou de 5% para 76% e foi necessário a contratação de um profissional de Sales Development Representative – SDR , para filtrar os Leads.