Estudo de Casos 01:

Prospecção de Distribuidor – Quando o processo não está validado

A equipe comercial do cliente enfrentava um desafio significativo na prospecção receptiva de distribuidores de cosméticos profissionais. Apesar de obter uma boa quantidade de leads por meio de campanhas no Google Ads e Meta Ads, a taxa de resposta nas mensagens via WhatsApp era notavelmente baixa, ficando em torno de 5% ou até menos, mesmo quando os leads visualizavam as mensagens.

Analisando o Problema:

Taxa de Conversão Insatisfatória:
A baixa taxa de resposta indicava um descompasso entre a geração de leads e o início da etapa da abordagem. Era crucial entender por que os leads não estavam respondendo de maneira mais expressiva.

Possível Barreira na Comunicação:
O uso do WhatsApp como único canal de comunicação poderia estar apresentando obstáculos à interação efetiva. Poderia haver barreiras percebidas na comunicação como textos padrões demasiadamente extensos, levando os leads a hesitar em responder.

Possível falha na Estratégia de Abordagem:
A abordagem nas mensagens poderia não estar alinhada com as expectativas dos leads ou não oferecer benefícios claros para a resposta. Uma análise na estratégia de abordagem era necessária.

Possível necessidade de ajustes na Segmentação do Público Alvo:
Uma revisão na segmentação de anúncios e na definição do público-alvo pode ser necessária para garantir que a mensagem atinja os prospects mais propensos a engajamento e conversão.

Necessidade de avaliação da mensagem transmitida nas campanhas:
Há recursos de chamadas (ou copy) que podem induzir as pessoas ao clique, mesmo não tendo o interesse real pelo modelo de negócios oferecido, o que gera uma desconexão entre as expectativas criadas pela copy e a proposta oferecida.

Impacto na Qualidade dos Leads:
A eficácia das campanhas deve ser medida não apenas na quantidade de leads, mas na qualidade dos leads gerados. A avaliação inicial sugere que a qualidade pode estar sendo comprometida por algum fator que deverá ser minuciosamente estudada.

Soluções apresentadas e implantadas com regime de urgência:

1) A Campanha de Prospecção de Distribuidores de Cosméticos foi dividida e personalizada para 3 Públicos Alvos distintos, com perfis etários e sócio – econômicos mais assertivos.

a) Público Alvo 1 – Vendedores e representantes comerciais de cosméticos profissionais

b) Público Alvo 2 – Distribuidores de cosméticos profissionais em atividade

c) Público Alvo 3 – Empreendedores com interesse em ingressar no segmento.

Instalamos Pixel de Conversão,  Meta Ads e Google Ads, na Landing Page, para o foco no Remarketing das campanhas e distribuição de Conteúdos de Valor para gerar conexões com os Leads.

2) Foi feito um treinamento de abordagem , e um novo pitch para o Funil de Vendas, de acordo com o perfil do Lead

3) Foi eliminado o chatbot com extensas mensagens automáticas e o atendimento foi humanizado para entender suas necessidades, recursos financeiros, o potencial de crescimento das respectivas regiões e também, as qualidades empreendedoras de cada Lead.

4) Desenvolvimento de Uma nova apresentação institucional da empresa, focando o Modelo de Negócios oferecido.

5) Criação semanal de conteúdos business do segmento, para criar uma conexão com os Leads.

6) Implantação de um CRM para o Gerente Comercial acompanhar a Jornada do Cliente.

7) Contratação de uma plataforma de Whatsapp para centralizar os atendimentos e monitorar a performance de cada consultor de negócios.

8) Criação de um Departamento de Customer Success

9) Criamos uma sinergia maior entre o Departamento de Marketing com o Departamento Comercial.

10) Implantamos POPs – Procedimento Operacional Padrão para Prospecções. 

Após a implantação emergencial da otimização dos processos, e treinamentos, partimos para a segunda fase da Consultoria implantando Indicadores Chaves de Performance.

Após 30 dias da implantação da Fase 1, a taxa de resposta aumentou de 5% para 76% e foi necessário a contratação de um profissional de Sales Development Representative –  SDR , para filtrar os Leads. 

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